NEEEC/AAC

Nos confins do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores – o DEEC – existe uma pequena sala, onde existe um enorme órgão associativo – o NEEEC/AAC – que representa todos os estudantes desse Departamento.

Feito de alunos que visam satisfazer as necessidades de outros alunos, o NEEEC/AAC tem como sua base todos os pelouros que contribuem para organizar as mais variadas e diferentes atividades.

A nossa missão passa por integrar todo e qualquer estudante na realidade académica, pedagógica, cultural, desportiva e associativa em que se insere, e que inevitavelmente passa por Coimbra.

Fundado a 31 de Março de 1998, o NEEEC/AAC é o elo de ligação entre professores e alunos, entre os estudantes e a Associação Académica de Coimbra.

Sempre que precisares, não te esqueças: a porta pode estar fechada, mas o NEEEC/AAC estará sempre aberto para ti!

Como funcionamos?

Somos compostos por vários pelouros que, juntos, trabalham diariamente para ti. Cada elemento do núcleo pertence a um pelouro, ou à direção, mas trabalha quer para o seu pelouro, quer nas atividades gerais do NEEEC. Caso queiras fazer parte do NEEEC, entra em contacto connosco.

O pelouro das Saídas Profissionais e Formação tem por objetivo esclarecer e informar os estudantes do MIEEC sobre a entrada no mercado de trabalho.

É nossa função ajudar os estudantes, fornecendo todas as informações que facilitem a construção do seu percurso académico, nomeadamente na ligação com empresas, StartUps, estágios, workshops, etc…

Em conjunto com os demais grupos académicos do nosso departamento, pretendemos proporcionar uma oferta alargada de formações para complementar as tuas soft skills, enquanto estudante e na entrada do mercado de trabalho.

Algumas das nossas áreas de ação passam pela Feira de Emprego e Empreendedorismo, conhecida como F3E, e pela Semana dos Ramos, onde é criado um primeiro contacto com o que é ser engenheiro fora da Universidade, mas ao mesmo tempo sem sair do recinto Universitário da UC e do DEEC, tornando mais fácil e comodo o primeiro contacto com o mundo do trabalho.

A Educação é a essência da Universidade. O Pelouro da Pedagogia assume assim um papel de grande importância no sentido de promover uma saudável relação entre professores e alunos, que propicie um ambiente ideal para a aprendizagem.

 

Procuramos também identificar e procurar solucionar todo o tipo de problemas que possam servir de obstáculo ao teu percurso académico. Queremos afirmar-nos como um pelouro ativo e presente no dia-a-dia da comunidade do DEEC.

 

Estamos sempre à tua disposição, e contamos contigo para nos ajudares a valorizar e fortalecer a oferta pedagógica do nosso Departamento, quanto mais falares connosco, mais te conseguimos ajudar!

O pelouro da administração tem como objetivo gerir e manter os recursos do NEEEC/AAC, não só para a organização de eventos como também para a manutenção e renovação de espaços comuns, tais como a sala de convívio e a sala de estudo do piso 6. É por isso um pelouro transversal a toda a atividade do núcleo.

O Pelouro da Imagem tem como objetivo ligar todos os estudantes de Electro, através da criação e manutenção da identidade visual e comunicativa do Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Associação Académica de Coimbra.

Trabalhando dia-a-dia temos como principal premissa fazer chegar à comunidade do DEEC, a tempo e horas, toda a informação necessária de todas as atividades levadas a cabo pelos outros pelouros do NEEEC e todas as atividades envolvidas pelo NEEEC com outras entidades dentro e fora da Universidade de Coimbra.

Todo os meios utilizados pelo Pelouro da Imagem, como redes sociais, cartazes, vídeos, etc… levam a cabo todo o dinamismo do Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores de uma forma visual e/ou auditiva, a toda uma comunidade de estudantes que existe no nosso departamento!

O Pelouro da Cultura e Lazer tem como objetivo apresentar à comunidade do DEEC toda a vasta história e património que a Cidade de Coimbra tem para oferecer aos nossos estudantes.

Parte do nosso trabalho começa desde a chegada de novos alunos, com a dinamização da nossa cidade desde a Alta até à Baixa, passando por todos os recantos com significado histórico para a vida de um estudante de Coimbra. A tradição é um dos nossos focos enquanto pelouro da Cultura e Lazer, pois estudamos na mais antiga Universidade portuguesa, atualmente património Mundial da Unesco.

No decorrer do ano letivo através de várias atividades do regime lúdico, conseguimos apresentar todo um vasto leque de atividades que demonstram a essência do que é ser estudante de Coimbra e ainda mais do que é ser estudante de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na mais emblemática cidade dos estudantes!

O Pelouro de Desporto tem como objetivo dinamizar atividades lúdicas e recreativas que incentivem a prática física, o convívio e a competição saudável dentro da comunidade do DEEC.

O Pelouro de Desporto no NEEEC é o primeiro contacto que um aluno de Electro tem perante a imensidade Desportiva que existe no recinto Universitário em Coimbra, promovendo a atividade desportiva dentro do nosso departamento, mas também fazendo a ponde de ligação com todas as 26 secções Desportivas da Associação Académica de Coimbra e o apoio dado nos jogos da nossa Briosa no Estádio cidade de Coimbra.

O principal fim do Pelouro de Desporto é o convívio e a promoção de boa disposição entre todos os elementos da nossa casa e que com isso haja um maior espirito de convivência e amizade dentro do departamento!

Este Pelouro pretende ser como que uma porta à aproximação com outras entidades exteriores ao nosso departamento, quebrando barreiras entre o DEEC e toda a comunidade.

É imperativo dar a conhecer à comunidade estudantil mais nova o que o nosso curso e departamento têm para oferecer, mostrando um pouco do que é ser estudante de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na nossa casa.