DEEC, Polo II, 3030-290 Coimbra
+351 239 796 380

Informações

A Universidade de Coimbra tem ao teu dispor diversas oportunidades de mobilidade para estudos, formação ou estágios curriculares e profissionais em instituições nacionais e estrangeiras de ensino superior desde que exista um acordo celebrado entre a UC e a universidade para onde pretende ir estudar.

Podes saber as informações gerais sobre cada programa através do site da Divisão de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra em http://www.uc.pt/driic/mobilidade/out.

Abaixo apresentamos alguns dos muitos programas que podes usufruir para mobilidade, nunca esquecendo que deves sempre confirmar se os programas ainda são válidos e quais as condições dos mesmos. Podes ver uma lista mais completa dos acordos em uc.pt/driic/Acordos.

Erasmus+

Programa de mobilidade da União Europeia, é dos programas de mobilidade mais conhecidos atualmente. Podes saber todas as informações sobre o mesmo em erasmusmais.eu e em uc.pt/driic/Acordos conseguirás ver todos os acordos bilaterais que a UC atualmente tem em vigor.

Programa MAUI/Rede de Utrecht (Estados Unidos)

Vê todas as informações deste programa em midamericauniversities.org.

Programa AEN/ Rede de Utrecht (Austrália)

Vê todas as informações deste programa em utrecht-network.org/co-operation/aen/.

Programa Carnegie Mellon Portugal (Estados Unidos)

Vê todas as informações deste programa em cmuportugal.org.

Programa MIT Portugal (Estados Unidos)

Vê todas as informações deste programa em mitportugal.org.

Vê todas as informações sobre o programa específico em que te pretendes candidatar, porque cada programa terá as suas especificidades. Podes ver as informações mais atuais em uc.pt/driic/estudantesOUT/Candidat/ e nos sites dos respetivos programas.

O que é o Erasmus?

O Erasmus, oficialmente designado Erasmus+, é um dos maiores programas de mobilidade da União Europeia. Abrange diversas universidades europeias, inluindo a Universidade de Coimbra. Mais informações estão disponíveis em erasmusmais.eu e em www.uc.pt/driic/mobilidade/out.

A que universidades me posso candidatar?

A lista das universidades é grande e a do ano lectivo de 2019/20 está disponível em www.uc.pt/driic/CoopInternacional/acordos/erasmus/Erasmus_StudentPlaces_2019-20_v.16-01-2019.

Como posso candidatar-me?

As candidaturas são submetidas no inforestudante, acedendo a “Candidaturas Mobilidade Outgoing”. Há um guia sobre o processo em www.uc.pt/driic/estudantesOUT/2019-2020/Tutorial_inscricao_outgoing_nov18_v0.pdf e outras informações mais detalhadas em www.uc.pt/driic/estudantesOUT/2019-2020/10.4._Guia-estudos-vout18.pdf.

Para além de Erasmus, que outros programas de mobilidade estão disponíveis?

A UC também tem diversos outros acordos bilaterais com outras instituições nacionais e internacionais, incluindo o programa Brasil, os programas MAUI e o AEN da Rede Utrech, o programa Japão e o programa nacional Almeida Garrett, entre outros. A candidatura também é feita por Inforestudante. Podes ver a lista completa de acordos em www.uc.pt/driic/Acordos.

Há programas de estágios em Erasmus?

O programa Erasmus tem, para além de opções de estudos no estrangeiro, vagas para estágios lá fora. Estes estágios têm de ser relevantes para a tua área de estudos e podem ser também conciliados com um plano de estudos. Para mais informações, consulta a página ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/opportunities/traineeships-students_en.

O que é o plano de estudos?

O plano de estudos indica que cadeiras deves fazer na UC e na instituição para que vais estudar e que te darão equivalências. Este é feito pelo coordenador departamental de ECTS e é a ele que te deves dirigir para obter informações acerca de equivalências que podes obter noutras instituições.

Há bolsas de Erasmus?

Apesar de não ser garantida, qualquer estudante pode candidatar-se a uma bolsa de Erasmus, cujo valor é calculado consoante a duração do programa e o país de destino. Para o programa Erasmus+, a candidatura à bolsa é simultânea à de mobilidade, pelo que é um processo automático. No caso de outros programas de mobilidade, deves estar atento à abertura de concursos e consultar a página www.uc.pt/driic/bolsas/bolsas_estudos.

Preciso de ter requisitos mínimos para me candidatar?

Sim, precisas de ter o 1° ano completo e ter pelo menos média de 11,0 valores.

Contactos

Coordenador de ECTS da FCTUC do MiEEC

António Paulo Dias Coimbra
Telefone: +351 239 796 200
Fax: +351 239 796 247
E-mail: [email protected]

Divisão de Relações Internacionais da UC

https://www.uc.pt/driic/horario

Chinese (Simplified) ZH-CN English EN French FR German DE Italian IT Portuguese PT Russian RU Spanish ES