Épocas de avaliação e modo de funcionamento

A avaliação pode organizar-se segundo dois regimes:

-avaliação periódica;

-avaliação por exame final;

Na avaliação periódica, os momentos de avaliação distribuem-se ao longo do semestre, do ano ou do semestre, consoante o regime definido para as unidades curriculares. As modalidades de avaliação são das mais diversas e normalmente depende muito da cadeira em questão, pode integrar as seguintes modalidades:

-frequências, testes, trabalhos laboratoriais e escritos, apresentações, entre outros;

Na avaliação por exame final é feita apenas no final do semestre, na chamada época normal, através de um exame final, escrito ou oral.

É de realçar que existem unidades curriculares em que a avaliação de conhecimentos e competências exigidas não possa ser substituída por um exame final logo a avaliação por exame final reporta-se apenas à restante parte de avaliação.

O aluno que não obtenha aprovação na época normal ou pretenda subir a nota tem sempre livre acesso à época de recurso. Esta ocorre sempre a seguir à época normal de exames.

Existe também uma época especial e duas épocas extraordinárias de exames.

As datas e mais informações sobre cada época encontram-se nos seguintes sites:

https://www.uc.pt/academicos/regulamentos/ano_2017_2018

https://www.uc.pt/regulamentos/ga/vigentes/regulamento_pedagogico_da_uc.pdf

Mudança de curso

Mudança de curso tal como o nome indica é o ato pelo qual um aluno decide mudar de um curso de ensino superior para outro, seja este para a mesma ou outra instituição. Os prazos para a mudança, transferência e reingresso de curso são anualmente definidos.

http://www.uc.pt/academicos/regulamentos

Para mais informações sobre condições, vagas, como a decisão é feita, candidatura etc
https://www.uc.pt/regulamentos/ga/vigentes/regulamento_regimes_reingresso_mudanca_curso_e_transferencia_para_a_uc.pdf

http://www.uc.pt/candidatos/escola_1/mpic/

Regulamento Pedagógico

Basicamente no Regulamento Pedagógico encontram-se escritas as regras que regulam as actividades lectivas e de avaliação assim como as inscrições nas mesmas, como:

  • Regimes de avaliação , Periódica (avaliação através de trabalhos, frequêcias, relatórios e etc., realizada ao longo do semestre) e por Exame Final (através da realização de Exame Normal no final do semestre);
  • Presenças nas Aulas e Justificação de Faltas;
  • Atendimento ao aluno (horário destinado ao esclarecimento de dúvidas);
  • Melhorias de Classificação (reinscrição a cadeiras) e condições necessárias à inscrição em época especial;
  • Lançamento de Notas, Consulta de Provas e Reapreciação de Provas;
  • Fraude e Plágio;

 

O regulamento pode ser consultado na íntegra aqui:

        http://www.uc.pt/regulamentos/ga/vigentes/regulamento_pedagogico_da_uc.pdf

Estudantes que estejam envolvidos em actividades culturais, desportivas e administrativas da AAC, assim como estudantes trabalhadores, bombeiros ou militares, gozam de um estatuto especial cujos trâmites podem ser consultados aqui:

          http://www.uc.pt/academicos/regulamentos/docs_uc/Reg_Direitos_Especiais_Estudantes_Universidade_Coimbra.pdf

Matrícula

O vídeo abaixo apresentado tem toda a informação necessária para a realização da 1ª matrícula na UC, com excepção das datas de realização das mesmas (este vídeo está orientado às pessoas que realizaram a 1ª matrícula no ano lectivo de 2016/2017, as datas da matrícula no ano lectivo 2017/2018 serão fornecidas por email):

 

https://www.youtube.com/watch?v=lynJAuuMqpo

 

Ainda a reter fica que para a realização da 1ª matrícula o estudante necessita de ter na sua posse o Cartão de Cidadão, o Boletim de Vacinas (com Vacina do Tétano em dia) e, caso seja um estudante estrangeiro, necessitará ainda de autorização de residência ou visto.

 

Para a renovação de matrícula o estudante deve iniciar sessão no Inforestudante e seleccionar na barra lateral, na categoria “Balcão Académico”, a opção “Inscrições em Cursos”, seguindo as instruções fornecidas. Para que seja possível renovar a matrícula, não existir propinas ou emolumentos em atraso.

Prescrições

O regime de prescrição é aplicável aos estudantes do MIEEC que ainda não tenham obtido o grau de licenciado. A prescrição ocorre quando o estudante, regularmente inscrito, não realiza um número mínimo de ECTS (correspondentes à licenciatura), determinado em função do número de inscrições efetuadas.

O estudante que prescreva fica impedido de se inscrever, por dois semestres consecutivos, quer no curso que frequenta, quer em qualquer outro curso da Universidade de Coimbra. Durante este período, o aluno poderá apenas inscrever-se em unidades curriculares isoladas do seu curso, às quais pode obter creditação após o seu reingresso.

Depois do cumprimento da interrupção imposta pela prescrição, o estudante poderá matricular-se de novo na Universidade de Coimbra via reingresso (sem limitações do número de vagas), mudança de curso ou transferência. Independentemente da via escolhida, a contagem de inscrições do estudante é reposta a zero.

O estudante tem ao seu dispor, através do Inforestudante, informação atualizada sobre a sua situação académica, com indicação clara do número de ECTS necessário realizar para evitar que a prescrição ocorra.

Para mais informações, consulta:

http://www.uc.pt/academicos/percurso/prescricoes/

http://www.uc.pt/academicos/FAQs/FAQ_prescricoes

Cadeiras Isoladas para Equivalência

Se te encontras presentemente inscrito/a numa ou mais unidades curriculares isoladas pertencentes a um curso para o qual tens interesse mudar, estas poderão ser-te creditadas aquando da mudança de curso, mediante pedido de creditação (e respetivo pagamento de emolumentos), desde que tenhas obtido aprovação nas mesmas.

Para mais informações, consulta:

http://www.uc.pt/academicos/FAQs/FAQ_DI

Cadeiras Isoladas para Acréscimo ao Currículo

A UC dá a cada estudante a possibilidade de se inscrever numa qualquer cadeira de outro curso por semestre gratuitamente. Apesar de livre, essa inscrição é sujeita a avaliação podendo ser negada. As inscrições são feitas no início do ano letivo, juntamente com a inscrição nas cadeiras do curso. Mais informações em:

https://www.uc.pt/candidatos/unidades_curriculares_isoladas

http://www.uc.pt/regulamentos/ga/vigentes/regulamento_de_frequencia_de_unidades_curriculares_isoladas_na_uc.pdf

Cadeiras Opcionais

As cadeiras opcionais de cada curso dão a liberdade ao estudante de se inscrever numa qualquer cadeira da UC, dentro ou fora da sua faculdade. Nota: Não é permitida a inscrição em cadeiras obrigatórias do curso que frequenta.

Os regulamentos das cadeiras opcionais são definidos por cada faculdade.