O NEEEC/AAC é composto por três estruturas dirigentes: o Plenário, a Mesa do Plenário e a Direção.

O Plenário do Núcleo é composto por todos os estudantes abrangidos pela atuação do NEEEC/AAC e que sejam sócios efetivos da AAC. Tem como competências aprovar e proceder à revisão do Regulamento Interno do Núcleo, sufragar o Plano Anual de Atividades apresentado pela Direção, aprovar o Relatório Anual de Atividades e Contas, deliberar sobre todos os assuntos que caibam concretamente no âmbito exclusivo das competências do NEEEC/AAC e deliberar sobre o respetivo Regulamento Eleitoral.

O Plenário pode ser convocado por iniciativa da Direção do NEEEC/AAC ou por uma percentagem de pelo menos 5% dos estudantes abrangidos pelo NEEEC/AAC, de acordo com o preceituado no Regulamento Interno do NEEEC/AAC.

A Direção do NEEEC/AAC solicitará obrigatoriamente a convocação de Plenário para a apresentação do seu plano de atividades no prazo de um mês depois da sua tomada de posse, excluindo período de férias escolares e para apresentação e aprovação do Relatório Anual de Atividades e Contas até aos cinco dias anteriores à tomada de posse da nova Direção.

A convocação do Plenário é competência da Mesa do Plenário que difundirá amplamente a data, a hora, o local e a ordem de trabalhos, até pelo menos 48 horas antes da sua realização. Esta convocatória deve realizar-se no prazo máximo de uma semana a contar da entrega do pedido de convocação. Exclusivamente para a marcação de eleições, a Mesa do Plenário deverá, por iniciativa própria, convocar o Plenário.

O Plenário de Núcleo apenas pode dar início ao cumprimento da sua ordem de trabalhos, em primeira convocação, com a presença de pelo menos 50% dos estudantes abrangidos pelo Núcleo. Em segunda convocação, pode o Plenário dar inicio ao cumprimento da sua ordem de trabalhos com a presença de pelo menos 10% do número máximo de votantes registado no último ato eleitoral para as estruturas dirigentes do Núcleo.

A Mesa do Plenário é constituída por três elementos efetivos, sendo um Presidente, um Vice-Presidente e um Secretário, e, pelo menos, dois suplentes. Tem como competências convocar e dirigir os trabalhos do Plenário de Núcleo, solicitar ao Conselho Fiscal o número de estudantes que compõem o Núcleo e o número máximo de votantes registado nos dois últimos atos eleitorais para os órgãos do Núcleo, promover as eleições para a Direcção e Mesa do Plenário de Núcleo, nomeadamente convocando o Plenário para apresentação e aprovação do Regulamento Eleitoral, remeter ao Conselho Fiscal o Regulamento Interno de Núcleo, remeter ao Conselho Fiscal o Relatório Anual de Atividades e Contas, previamente aprovado em Plenário, e exercer outras competências definidas no Regulamento Interno que não contrariem o preceituado nos Estatutos da AAC.