Bolsas de Estudo e Outros Apoios

http://www.uc.pt/sasuc/Pesquisa_Rapida/BolsasEstudo-OutrosApoios

As bolsas de estudo destinam-se a estudantes que sejam economicamente carenciados, podendo assim ter condições para prosseguir com os seus estudos. Em caso de dúvida, consulte http://www.uc.pt/sasuc/Pesquisa_Rapida/BolsasEstudo-OutrosApoios/2015_2016/FAQBolsas_FAS_proposta2015-16_v2.pdf

Bolsa de Estudo da DGES

A bolsa de estudo da DGES é uma prestação pecuniária anual para comparticipação nos encargos com a frequência de um curso ou com a realização de um estágio profissional de caráter obrigatório, atribuída pelo Estado, a fundo perdido, sempre que o agregado familiar do estudante não cumpra o nível mínimo adequado de recursos financeiros.

A bolsa de estudo é atribuída para um ano letivo completo, exceto alguns casos. Para mais informação, tal como prazos e critérios, consulte https://www.dges.gov.pt/pt.

 

Para poder fazer a candidatura online, aceda em https://www.dges.gov.pt/wwwBeOn/.

Fundo de Apoio Social (FAS)

O Fundo de Apoio Social (FAS) é um apoio específico da UC, criado pelo Senado no ano de 2004/2005 como meio complementar ao regime das bolsas de estudo.

O FAS tem o duplo objetivo de:

  • Comparticipar as despesas com propinas de estudantes não bolseiros com manifestas e comprovadas dificuldades económicas;
  • Fazer face a situações de comprovada emergência entendidas como situações de grave risco de sobrevivência de um aluno que não possui ou deixou de possuir os meios para prover às suas necessidades básicas de alojamento, saúde e alimentação.

Para ter acesso ao regulamento do Fundo de Apoio Social, acede no link http://www.uc.pt/sasuc/Pesquisa_Rapida/BolsasEstudo-OutrosApoios/FundoApoioSocial/2014/20140320_Regulamento_FAS_para_2013-2014.

PASEP

O PASEP constitui uma nova modalidade de apoio social para estudantes da Universidade de Coimbra, que consiste na disponibilização de ofertas de atividades e tempo parcial, a realizar em unidades orgânicas/serviços da UC, cuja retribuição ao estudante que as realize se traduz na atribuição de benefícios sociais.

 

Para o estudante consultar as ofertas de atividades disponíveis e quiser fazer alguma das atividades disponíveis, deverá aceder ao portal PASEP, onde poderá indicar as atividades ao qual pretende receber notificações. Aceda no link https://portal.sas.uc.pt/pasep/(e0ifap55mvylr345jiqzzv55)/Login.aspx?ReturnUrl=%2fpasep%2findex.aspx.

 

Para informação mais detalhada, consulte em http://www.uc.pt/sasuc/Pesquisa_Rapida/BolsasEstudo-OutrosApoios/PASEP.